Livro contra o Bullying

terça-feira, 2 de novembro de 2010 Postado por Allan Pitz
De que forma este livro pode realmente combater a violência e a discriminação entre as crianças?


A tônica é simples: Ensinando quase subconscientemente, trazendo histórias ilustradas assimiláveis que conduzam a criança a um entendimento de igualdade e união, fazendo-a perceber que todos são iguais, importantes para nossa sociedade como um todo. Naturalmente, ocorrerá uma associação saudável por meio da comunicação sutil, atrativa, e as diferenças farão parte de um contexto formador, não deformador.

As causas do Bullying são muito variadas. Este livro age especificamente em algum fator motivante?


Podemos dizer que sim. Quando foram iniciadas as pesquisas para o livro, percebi que um grande motivador das agressões físicas e/ou psicológicas são as diferenças físicas ou raciais. Citarei minha vida escolar nos primeiros anos: Estudei certa vez com uma menina que sofrera paralisia infantil e era vítima de piadas e chacotas constantes. Eu, sendo um menino de baixa estatura e acima do peso, também somava apelidos pejorativos, debilitantes; meu amigo usava bota ortopédica corretiva e sofria os mesmos tormentos diários. Não há como negar os efeitos negativos das agressões sobre o rendimento escolar e social das vítimas. O estigma de não fazer parte é uma corrente bastante venenosa, podendo perdurar durante anos ou mesmo eternamente. O livro ajudará a combater diretamente o preconceito físico e racial, considerado em diversos estudos forte motivador do bullying, agindo numa fase de construção da criança para os anos escolares mais avançados.

Temos de levar em conta que a linguagem de união e respeito é universal! Assim, não tratamos apenas do bullying, mas englobamos o entrosamento e a aceitação de um modo geral. Ao indicar um caminho de entendimento e igualdade entre os personagens, transmitimos uma ideia clara de inclusão.



Postar um comentário