Violência nas escolas preocupa professores

sábado, 13 de novembro de 2010 Postado por Allan Pitz


Pelo menos um milhão de estudantes sofrem algum tipo de violência nas escolas, todos os dias, no mundo. Os dados são da organização não governamental Internacional Plan (de origem inglesa), que atua em 66 países em defesa dos direitos da infância.

No Brasil, 70% dos 12 mil alunos pesquisados em seis Estados afirmaram já terem sido vítimas de algum tipo de violência na escola. Outros 84% desse total apontaram as escolas deles como violentas. O problema tem sido motivo de preocupação de professores da região de Maringá, que veem a violência crescer a cada dia, inclusive, dentro das salas de aulas.

Na semana passada, a professora Carla Ferreira Gomes sofreu ameaças de morte, quando dava aulas em uma escola de um bairro de Sarandi. O carro foi riscado com xingamentos e ameaças de morte.

O caso está sendo investigado pela Polícia, que ainda não pode dizer se as ameaças partiram de alunos ou não, mas serviu de pano de fundo para se voltar à discutir a questão de violência em ambiente escolar.

Para a chefe do Núcleo Regional de Educação, Vera Baroni, o problema da violência é um reflexo da sociedade. "A violência não nasce na sala de aula, mas do lado de fora da escola, por isso, a dificuldade de combate é maior". A professora acredita que a principal questão é que alguns valores se perderam. "A falta de tolerância, de consenso, tudo isso chega na escola e provoca esse tipo de problema".

De acordo com a chefe do Núcleo, as escolas da região, municipais, estaduais, e particulares, têm se preocupado com o problema e discutido formas de combatê-lo. "A violência ocorre na rua, dentro de uma empresa, dentro de casa, em uma festa e também na sala de aula. Entre os alunos, entre professores e alunos. Temos que fazer um grande trabalho para resgatar os valores da família e da sociedade".

Vera lembra que não se pode confundir violência com indisciplina. "A indisciplina é responsabilidade direta da escola, agora casos de violência são uma questão mais complexa que precisam ser discutidos e solucionados em conjunto com a sociedade", diz.



Maringá

76.078 foi a quantidade de alunos matriculada da pré-escola ao ensino médio em 2009.

Edmundo Pacheco
Notícia O Dia Rio

Postar um comentário