Bullying: Famosos contam casos e indicam como detectar o problema

segunda-feira, 27 de dezembro de 2010 Postado por Allan Pitz
Por KIZZY BORTOLO


RIO DE JANEIRO - Ele, normalmente, começa nas escolas e é praticado por crianças e adolescentes aparentemente mais seguros de si, que zombam de colegas que são considerados mais tímidos e frágeis. Assim é o bullying, termo em inglês que denomina agressões físicas ou psicológicas que ocorrem de um aluno para outro, repetidas vezes e intencionalmente. Ou seja, trata-se de um tipo de agressão intencional, que ridiculariza, humilha e intimida suas vítimas.

Cada vez mais presente nas escolas brasileiras, o bullying pode afetar de forma devastadora a vida das crianças e requer muita atenção. “Geralmente, as vítimas do bullying são crianças mais quietas, mais na delas, pouco sociáveis e que não possuem muita habilidade para reagir a esse tipo de agressão. A fase mais recorrente do problema é a partir dos nove ou dez anos, quando a criança mais agressiva e praticante do bullying procura se reafirmar perante o grupo, adquirindo um status social de maior destaque. E quem o pratica costuma ser mais inseguro do que parece, mas se sente melhor diante da submissão do outro”, constatou a psicóloga Jessica Puppin.

O que diferencia o bullying das demais brincadeiras e divergências normais entre as crianças é que ele acontece repetidas vezes e não tem uma motivação clara. O jornalista e apresentador do programa "Altas Horas", da Rede Globo, Serginho Groisman, encabeça campanha da sua emissora para falar mais abertamente sobre o tema nos dias atuais. No vídeo institucional sobre a campanha, ele apontou que “humilhar, excluir, discriminar, dar apelidos ofensivos, espalhar mentiras no mundo real ou virtual, tudo isso é inaceitável e considerado bullying”.

A ação nasceu no início do ano depois um debate promovido por Groisman durante seu programa. Naquela oportunidade, o estudante Felipe Matos levantou-se na plateia e, num depoimento emocionado, revelou perante todos que era vítima dessa violência em seu colégio. Desde então, o apresentador vem realizando ações para divulgar a campanha "Altas Horas contra o Bullying".

Ele afirmou por meio do site do seu programa que tais atitudes são de péssima conduta social e acaba sendo também um reflexo da falta de educação familiar, como a falta de impor limites, de noções de convivência, respeito e solidariedade. “Para mim, esses valores são imprescindíveis quando pensamos em educar uma criança, um jovem cidadão, portanto, precisamos começar a nos mobilizar em conjunto”, confessou.

O filme da campanha possui 30 segundos e foi criado pela Central Globo de Comunicação. Nele, o apresentador convida as pessoas a debaterem o assunto com seus filhos, alunos e amigos. Feito para entrar no ar nos intervalos da programação da emissora, o vídeo conta com o apresentador esclarecendo o que é o bullying e fala também sobre o “cyberbullying”, buscando orientar melhor crianças e adolescentes que o desconheçam, e claro, também para chamar a atenção dos pais e mães que tenham interesse em compreender melhor essa “violência” muito comum nas escolas e, de modo devastador, abrangendo também sites de relacionamento, da Internet para o mundo.

Com o desenvolvimento da tecnologia, atualmente o bullying tomou estas proporções virtuais. De acordo com estudo realizado pela professora de psicologia da Universidade de Gotemburgo, na Suécia, Ann Frisén, cerca de 10% de todos os adolescentes, entre 12 e 15 anos, são vítimas do cyberbullying. Neste caso, o problema pode se tornar ainda mais sério.


Notícia Home Msn

Postar um comentário