Livro revolucionário contra o bullying escolar - Um Peixe de Calças Jeans

sexta-feira, 26 de novembro de 2010 Postado por Allan Pitz

Notícia do site jornalístico Plantão News, do Mato Grosso (MT).



As crianças precisam aprender o sentido de união, igualdade e respeito desde o início da jornada. Atuando nesse pensamento, Um peixe de calças jeans e outras histórias para unir traz em sua linguagem simples e acessível histórias curtas e assimiláveis que visam eliminar os preconceitos sutilmente. Agindo no subconsciente formador das crianças. Enriquecendo-as moralmente.

A ideia desse livro brotou pelas inspiradoras teorias de Dr. Joseph Murphy (1898 – 1981), autor do livro O Poder do Subconsciente (título original em inglês: The Power of your Subconscious Mind), onde defende a tese de que a mente subconsciente (responsável pelo sono, memória, batimentos cardíacos e outras muitas funções do corpo) ao aceitar uma idéia, começa imediatamente a pô-la em prática. Segundo Murphy, a mente subconsciente aceita tudo que lhe é sugestionado de forma vigorosa e constante; assim, podemos adicionar as informações boas e benéficas sobre o que quisermos.
Em Um Peixe de Calças Jeans, a teoria subconsciente é usada para o bem mais pacífico e precioso de todos: o amor fraterno de nossas crianças. A paz. E a união incondicional entre as pessoas.

A proposta maior deste livro é ajudar na diminuição da ocorrência de bullying (repetidas agressões psicológicas e/ou físicas) não só nas escolas, preparando o futuro cidadão de bem para as diferenças que o mundo oferece, construindo uma nova geração mais fraterna, livre dos bloqueios preconceituosos gradativamente impostos.

Trecho da obra
“Mesmo que o cardume, no começo, estranhasse um peixe de calças jeans nadando, ninguém poderia negar sua vitória e o mundo novo que vinha boiando. Por isso, a turminha do mar não esquece a coragem do peixinho. De calças jeans a flutuar, com nadadeiras de pano a brincar, sempre cercado de amigos.”

Como funciona o Peixinho Jeans?
O livro Um Peixe de Calças Jeans se vale de uma teoria super inovadora e original contra o bullying infantil. Ele ergue suas bases sintonizadas nas teorias de Murphy e Gandhi, fundamentando o que podemos chamar de Satyagraha subconsciente.
O livro conta com cinco historinhas contra o bullying infantil, e cada uma dessas histórias carrega uma sintonia específica de paz e união, trabalhando no sentido da aceitação, e do estímulo de grupo das crianças. As histórias são interessantes, comuns, mas falam primeiramente ao subconsciente infantil, onde deposita todas as metas de convívio e união.
Todas as histórias terminam glorificando os benefícios da amizade e do amor. As questões se resolvem em paz. No entanto isso se faz de maneira única, em mensagens sintonizadas numa freqüência específica de união e não-violência. As histórias são curtas para que o subconsciente assimilador não perca as instruções no caminho.
Quanto mais as crianças lerem os mesmos textos, mais vezes seus subconscientes estarão absorvendo as ideias integradas de paz, e a tendência é o fim das agressões preconceituosas no grupo de convívio. A ideia é simples, o núcleo da proposta é a mensagem de integração, e de uma maneira que a criança se divirta com os personagens enquanto aprende os caminhos da aceitação. Ela não mais deverá agredir ou ser agredida, ela saberá que a agressão é muito errada, está fora dos caminhos de aceitação, e começará a se defender também. Um Peixe de Calças Jeans não é um livro subconsciente para construir pacifistas; mas sim, um livro pacifista para construir crianças conscientes e íntegras.
Esse não é um livro infantil comum, meus amigos, é uma freqüência fina de paz e união contra o bullying, baseado na obra de dois homens incrivelmente singulares. Um estudo original, inteligente e inovador.

As histórias
* Um Peixe de Calças Jeans (O peixinho precisa das calças jeans especiais para nadar como os outros do cardume)
* O Menino de Algodão (O menino não pode brincar muito, pois o algodão é sensível demais às condições climáticas)
* A Menina Cor de Rosa (a menina sofre pelo diferencial de sua cor rosa choque)
* O sapo que não comia mosca (O sapinho Botão tem dificuldade para caçar moscas e se relacionar com outros sapinhos no brejo)
* O Gigante da Goiabeira (Um anãozinho que cresceu no vilarejo dos gigantes)

Sobre o autor

O escritor carioca Allan Pitz autodenomina-se com humor: “Escritor por maioria de votos, contador de histórias, visceral, humano, Ph.D nas próprias reflexões e estudos solitários sobre tudo”.
Diferente de todos os seus trabalhos publicados, em Um Peixe de Calças Jeans Allan Pitz cria uma alegoria simples, infantil, onde dissemina com desenvoltura ímpar, belíssimas mensagens de união e não-violência entre as crianças, tendo como base sólida um longo estudo da Teoria Subconsciente de Dr. Joseph Murphy. E a idéia central do Satyagraha (movimento de não violência, desenvolvido por Mahatma Gandhi).
A experiência do autor, com o bullying sofrido na infância, acabara sendo o grande fator motivacional para Allan escrever o que, talvez, seja um dos seus raríssimos trabalhos para fora, especificamente, do público leitor adulto. Um trabalho raro e de muito valor humano.

Link original: http://www.plantaonews.com.br/conteudo/show/secao/51/materia/25419

Postar um comentário